A Fatec Zona Leste (Faculdade de Tecnologia-ZL), ou Faculdade de Tecnologia de São Paulo – Campus Leste, é uma instituição de ensino superior localizada na cidade de São Paulo, no bairro Cidade Antônio Estêvão de Carvalho (distrito de Ponte Rasa).

É mantida pelo governo do estado de São Paulo e vinculada ao CEETEPS (Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza) e à UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho).

FATEC Zona Leste

A Faculdade de Tecnologia da Zona Leste faz parte do Centro Tecnológico da Zona Leste, que é composto pela Faculdade de Tecnologia da Zona Leste (FATEC-ZL), pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e pela Escola Técnica Estadual da Zona Leste (ETEC-ZL).

A meta da Fatec Zona Leste é desenvolver um centro educacional de espírito coletivo e participativo, propondo-se a realizar estudos e acreditando no potencial humano como agente transformador do processo educacional brasileiro.

O que é a Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo – Fatec?

As Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATECs) são instituições públicas de ensino superior pertencentes ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. É uma das seis instituições estaduais de educação superior mantidas pelo governo do estado de São Paulo.

Idealizada por Antônio Francisco de Paula Sousa, as Fatecs têm como objetivo formar tecnólogos, profissionais cujas áreas de atuação são mais específicas em relação às demais modalidades de graduação (bacharelado e licenciatura).
As FATECs são importantes instituições brasileiras de ensino superior, sendo pioneiras na graduação de tecnólogos. Elas estão localizadas em diversas cidades paulistas, com cinco campi na capital e várias outras unidades na Grande São Paulo, interior e litoral.

Histórico e Estrutura

A faculdade foi fundada em abril de 2002 e ministra três cursos devidamente reconhecidos (Informática para Gestão de Negócios, Logística e Transportes e Produção de Plásticos). É a primeira instituição pública de ensino superior da Zona Leste de São Paulo e considerada uma das melhores instituições de ensino superior na área de tecnologia do país.

O terreno onde hoje está instalado o Centro Tecnológico estava anteriormente reservado para a construção de uma penitenciária, porém fortes reivindicações da comunidade local forçaram a mudança de planos e a subsequente instalação da unidade de ensino.
Segundo o governo estadual, foram investidos no local R$ 7,6 milhões em obras e equipamentos, nos três prédios da faculdade. Atualmente a FATEC-ZL conta com 5,8 mil metros quadrados de área construída, auditório, dez laboratórios, 16 salas de aula, biblioteca, sala de projeção e quadras esportivas. A instituição é a décima unidade da FATEC criada no estado e a segunda da capital.

Informações dos Cursos FATEC Zona Leste

Uma característica única dos cursos ministrados na Fatec Zona Leste é que o primeiro ano é básico para as três formações. Assim, a grade curricular de Informática, Logística e Produção é praticamente a mesma durante os dois primeiros semestres de curso.

Isso dá ao aluno, até o início do terceiro semestre, uma formação genérica já que as matérias relacionadas ao curso serão ministradas apenas do terceiro semestre em diante, isso dá a possibilidade de solicitar a transferência de um curso para outro, sempre respeitando a quantidade de vagas disponíveis.

A carga horária também é padronizada para os três cursos, com 2.700 horas de aula e 3 anos de duração.

É requisito obrigatório para a colação de grau e obtenção do diploma a apresentação de documentação comprovando a realização de estágios (obrigatórios a partir do 4º semestre, sem esse estágio, não se recebe o diploma), mais a nota dada pela banca na apresentação pública do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), com defesa de monografia.

Demanda e Vestibular

O Centro Tecnológico da Zona Leste está localizado na Avenida Águia de Haia, próximo ao Metrô Artur Alvim, do Terminal A. E. Carvalho e da Avenida Imperador. Seu vestibular, assim como na maioria das instituições públicas no Brasil, é um dos mais concorridos do país. As inscrições são geralmente abertas nos meses de maio e outubro.

Mesmo tendo sido fundada há poucos anos, a Fatec Zona Leste registrou em seu curso de Informática para Gestão de Negócios o maior número de inscrições de 2006 (862 candidatos para 40 vagas), ultrapassando o curso de Processamento de Dados (hoje Análise e Desenvolvimento de Sistemas) da FATEC Bom Retiro, há anos sempre o mais disputado entre as FATECs.

A relação candidato-vaga do curso mais concorrido da FATEC-ZL em 2006 foi de 22 candidatos por vaga (contra 20 candidatos por vaga do curso mais concorrido da FATEC Bom Retiro). A demanda média de candidatos por vaga nos últimos 5 vestibulares (2007, 2008 e 2009) foi de pouco mais de 7 candidatos por vaga.

Horário de Funcionamento Fatec Zona Leste

  • Segunda a sexta: Manhã das 10h às 12h – Tarde das 15h30 às 17h30 – Noite das 18h30 às 20h30

Endereço e Telefone Fatec ZL em Itaquera

  • Av. Águia de Haia, 2983 – Cidade A. E. Carvalho – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 2049-2600 / 2026-0378 / 2026-1303 / 2041-2187
  • METRO: Metrô Artur Alvim

Outras informações e site:

Mapa de localização:




Avaliações