O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Leandro de Itaquera é uma escola de samba da cidade de São Paulo, localizada no bairro de Itaquera.

Agora permanentemente fechado.

História

A Leandro de Itaquera surgiu de um modo curioso, a partir de um pedido de aniversário, feito pela filha de Leandro Alves Martins, Karen, que pediu ao pai uma escola de samba de presente. O nome da escola é uma homenagem a Seu Leandro.

Carro Alegorico Leandro de Itaquera

A escola chegou ao Grupo Especial pela primeira vez em 1989, sete anos após sua fundação, conseguindo o sétimo lugar, com o enredo “Babalotim”, interpretado por Eliana de Lima e a bateria comandada por Mestre Lagrila. Em 1990, chegou em quinto, após desfilar sob uma forte chuva, numa homenagem ao bairro de Itaquera. Em 1991 obteve o expressivo quarto lugar (atrás de Camisa, Rosas e Vai-Vai), sua melhor colocação no Grupo Especial até hoje.

Após isso, o Leandro de Itaquera não mais conseguiu repetir os bons resultados, sendo sua melhor colocação após isso um quinto lugar em 1994 com o enredo, “Tietê – Um Rio de Verdade”, colocação que se repetiu em 1999, (quando se classificou atrás de Vai-Vai, Gaviões, Nenê e X-9).

Em 1995, entre 9 escolas, o Leandro de Itaquera ficou em oitavo lugar, sendo rebaixado para o Grupo de acesso.

O resultado foi muito contestado, até ter sido considerado um desfile muito luxuoso, com escolas consideradas muito piores ao longo da noite. Campeão no ano seguinte, voltou em 1997 ao Grupo Especial, onde permaneceu até 2006.

No Carnaval de 2005, à vista das comemorações mundiais de 100 anos da fundação do Rotary International, a escola de samba Leandro de Itaquera escolheu o centenário de Rotary como tema do Samba Enredo.
Já em 2006, quando novamente abordou como tema o Rio Tietê, a agremiação causou polêmica ao colocar no último carro alegórico uma alusão ao PSDB, partido ao qual Seu Leandro é filiado.

Bandeira Leandro de Itaquera

Nesse carro, eram representados de um lado José Serra e de outro Geraldo Alckmin, dois dos prováveis candidatos daquele partido à presidência da república naquele ano. No meio do carro, vinha um tucano, símbolo do partido. Nesse ano, a escola acabou novamente rebaixada.

Em 2008, com um enredo falando sobre a Revolta dos Malês, conquistou o vice-campeonato, retornando ao grupo especial para 2009, quando homenageará a atriz e comediante Regina Casé, com o enredo:Leandro de Itaquera faz a festa da periferia. Salve salve, nossa rainha Regina Casé, terminando na 12º colocação.

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Leandro de Itaquera
Rua Padre Viegas de Meneses, 66 – Bairro Itaquera – São Paulo – SP
CEP: 08220-510
(11) 9251-7176 / (11) 2521-4794 / (11) 7055-3427




Avaliações