Prefeitura destina mais de mil apartamentos às famílias do Pantanal, em Itaquera

As primeiras 1.070 famílias do Jardim Pantanal, Jardim Romano e Parque das Flores, que tiveram de deixar seus imóveis e estão recebendo Auxílio Aluguel da Prefeitura desde dezembro do ano passado, quando enfrentaram uma das piores enchentes da história da cidade, receberam no dia 6 de dezembro da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab-SP) o Termo de Atendimento Habitacional Definitivo das suas novas moradias.

As unidades habitacionais fazem parte da parceria entre a Cohab e a Caixa Econômica Federal, pelo programa Minha Casa, Minha Vida, que prioriza o atendimento a famílias moradoras de áreas de risco. Ciente do drama vivido pela população daquela região, a qual vem acompanhando há um ano, a Prefeitura decidiu antecipar o atendimento e destinou os primeiros apartamentos da parceria a elas.

A cerimônia de entrega dos termos, realizada no Hall Monumental da Prefeitura, contou com a presença do governador Alberto Goldman e do prefeito demSão Paulo, entre outras autoridades, quando foi entregue também o cartão magnético de Cadastro Familiar, garantia de que elas estão cadastradas na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).





Os apartamentos estão em construção em terrenos cedidos pela Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), dois em Itaquera e um em Sapopemba, com recursos do Minha Casa, Minha Vida. Os condomínios somam R$ 72 milhões de investimentos, sendo R$ 20 milhões da Prefeitura. As primeiras unidades estão previstas para ser entregues no próximo mês de abril, e até o final de 2012, todas estarão prontas.

Localizados nos condomínios Caraguatatuba, Iguape (próximos ao futuro estádio do Corinthians, em Itaquera) e Teotônio Vilela/São Roque, os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, distribuídos em 50 m². No térreo, há unidades destinadas a pessoas com mobilidade reduzida. No Caraguatatuba, uma inovação: ausência de garagem e uma ciclovia de 2 km, interligando o condomínio às estações de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Guaianazes e José Bonifácio, que são próximas e terão bicicletários. Os imóveis serão financiados pela Caixa em até 10 anos, com mensalidades máximas de 10% da renda familiar.

Em conjunto com a equipe social da Sehab, a Cohab convocou as famílias para conhecer detalhes dos empreendimentos. Elas foram selecionadas seguindo a ordem de saída do Pantanal, ou seja, as primeiras removidas, com renda até três salários mínimos – premissa do programa federal – tiveram prioridade na escolha das moradias.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





3 Comentários

  1. Gabriela 27 de setembro de 2011
    • Encontra Itaquera 11 de outubro de 2011
  2. Tania Araujo Chagas 12 de outubro de 2012

Deixe seu comentário