Itaquera é alvo de pesquisas ‎

Como era o bairro de Itaquera há cem anos? Existia futebol no local? Já existiu algum campo próximo do local onde ficará localizada a Arena de São Paulo? Para responder a estas e outras perguntas, o Museu do Futebol, na capital paulista, montou um núcleo de pesquisa com o objetivo de desvendar Itaquera.

O pouco que se sabe até o momento é que Itaquera sempre foi um reduto de times de futebol de várzea. Fato simples de se explicar, pelo afastamento do local do Centro de São Paulo. Até hoje ainda existem alguns campos de várzea em Itaquera.

A várzea é um fenômeno que vem desaparecendo pouco a pouco nas grandes cidades. No início do século 20, em locais desocupados, proliferavam os campos, revelando muitos dos craques do futebol brasileiro. Particularmente em São Paulo, as fábricas tiveram papel fundamental no crescimento do futebol, já que surgiram muitos times de operários.

Mas a construção da Arena de São Paulo desperta para algumas semelhanças com o Pacaembu, estádio que foi palco da Copa do Mundo da FIFA de 1950. Para Clara Azevedo, diretora do Museu, o local, apesar de ser bem mais próximo do Centro do que Itaquera, tinha a concepção de ser afastado na época de sua construção, no final da década de 30.





“Atualmente, o Pacaembu é considerado central. Mas na época de sua construção, a Santa Casa ficava lá, pois era considerado um lugar afastado. As fotos da obra do Pacaembu mostram o entorno pouco povoado. O estádio foi muito importante para o desenvolvimento naquela época, como acredito que a Arena de São Paulo será para a Zona Leste, que é gigantesca. É um local que vem crescendo cada vez mais e muita gente nunca foi até lá”, compara.

Segundo estudos, o bairro do Pacaembu era tão diferente na época que existiam duas cachoeiras bem próximas do estádio. Uma imagem de 1945 mostra um grande loteamento ao lado do estádio sem nenhuma casa. Alguns anos depois, o cenário mudou. Vários condomínios se instalaram ali. Hoje, além do conceito de distância ter mudado bastante, tornando o bairro central, o local tem uma infraestrutura excelente, com condomínios e lojas para a população de alto poder aquisitivo, sendo um dos melhores locais para se morar em São Paulo.

Por sinal, a construção do Pacaembu deu outra dimensão ao futebol paulista. Até 1940, data de sua inauguração, a cidade não tinha um grande centro de práticas esportivas. O Morumbi, que passou a ser maior estádio da cidade, só foi construído na década de 60.

Fonte: Portal da Fifa





Deixe seu comentário