O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo em Itaquera é um parque de visitação restrita a trilhas planejadas e a pesquisas ambientais. Possui vigilância contratada.

A presença desse parque deverá contribuir para amenizar problemas locais iminentes, objetivando principalmente a manutenção e preservação da vegetação nas partes recobertas pela Mata Atlântica e por várzea.

Parque Natural Fazenda do Carmo Itaquera

Trata-se de um dos últimos fragmentos de vegetação da zona leste da cidade, contrapondo-se a pressão urbana e ao processo de impermeabilização do solo. Faz parte do Cinturão Verde da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

O Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo (PNMFC) foi criado em 12 de junho de 2003 com o nome de Parque Natural Municipal do Carmo. Em 2008 foi ampliado, quando passou a abranger uma área de 4.497.800,00m² e teve seu nome alterado para Parque Natural Municipal Fazenda do Carmo, a fim de diferenciá-lo do já existente, Parque do Carmo (Parque Urbano).

Flora

Remanescentes da Mata Atlântica, em vários estágios de regeneração, brejos e campos antrópicos. Dentre as espécies arbóreas nativas destacam-se cuvitinga, camboatás, manacás, capixingui, erva-mate, pau-de-tucano, pixiricas, açoita-cavalo, ingá, angico. Ocorrem também áreas com eucaliptal.

Endereço e Telefone Parque Natural Fazenda do Carmo Itaquera

  • Estrada da Fazenda do Carmo, 350 Itaquera – São Paulo – SP
  • Telefone: (11) 5187-0100 / 0101

Outras informações e site:

Mapa de localização:




Avaliações