Costurando o Futuro forma profissionais para o setor têxtil em Itaquera

Somente no segundo semestre deste ano, o Projeto São Paulo: Costurando o Futuro, da Semdet- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, formou seis novas turmas nos distritos de Vila Prudente, São Mateus, Cidade Tiradentes, Guaianases, Itaim Paulista e Itaquera. Desde sua implantação em outubro de 2010, o projeto capacitou 1.168 pessoas para atuarem no ramo têxtil, fortalecendo pequenas confecções e fomentando novos empreendimentos na Zona Leste de São Paulo.

Adelina Schad, 68 anos, é formanda da última turma certificada pela Semdet, no bairro da Vila Prudente. “Sempre gostei de costurar, mas nunca tinha feito nenhum curso. Agora já estou costurando, inclusive as minhas próprias roupas”, conta orgulhosa Adelina.

A jovem empreendedora, Ariane Soares, 24 anos, também da turma de Vila Prudente, informa que está trabalhando em uma confecção, mas seu objetivo é montar sua própria empresa. “Com o meu trabalho, já adquiri três máquinas e pretendo montar minha própria confecção e quem sabe contar com a mão de obra das minhas colegas de turma”, diz Ariane.





Durante a cerimônia de formatura, o coordenador de Desenvolvimento Econômico da Semdet, José Alexandre Sanches, falou sobre o projeto e sua experiência. “Há mais de 30 anos, montei minha primeira fábrica e busquei o auxílio do Senai para conseguir mão de obra qualificada, o que comprova que a capacitação é fundamental para o desenvolvimento do bom trabalho”, explicou Sanches. “Além disso, o conhecimento de costura permite que as mulheres possam prestar serviço em sua própria residência e, desta forma, também terem um pouco mais de tempo para acompanhar o desenvolvimento dos filhos”, completa.

O projeto São Paulo: Costurando é fruto da parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por intermédio da Semdet, o Senai SP- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Sebrae-SP, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP), Singer do Brasil, além das secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras e de Educação, para capacitar mão de obra para atuar em um dos setores mais importantes da economia paulistana, o setor têxtil.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário