Em Itaquera, Fifa e COL retomam visitas e censuram assunto Valcke

Comitivas da Fifa e do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo (COL) retomaram, nesta terça-feira, uma série de visitas às sedes do Mundial de 2014. A sétima cidade, primeira da segunda etapa, foi São Paulo, e o objetivo do encontro que envolveu cerca de 70 pessoas e foi realizado no Itaquerão, em guia Itaquera, é avançar no planejamento das operações para os dias de jogos da Copa. O assunto Jérome Valcke, secretário geral da Fifa e vetado como interlocutor pelo Governo Federal, foi censurado pelos organizadores presentes ao futuro estádio do Corinthians.

“Eles não vão responder questões sobre políticas da Fifa”, informou o assessor do COL responsável pelo encontro em menção à dupla Fúlvio Danilas, diretor do escritório da Fifa no Brasil, e Ricardo Trade, diretor executivo de operações e competições do COL. A imprensa presente buscou questões sobre o tema, mas Fúlvio e Ricardo não foram autorizados a responder. “São assuntos do secretário geral (Valcke), do presidente (Joseph Blatter) e qualquer dúvida, mandem perguntas para a área de comunicação”, afirmou o diretor da Fifa.





Fulvio Danilas elogiou o andamento dos trabalhos em Itaquera, com o estágio estimado em 29% das obras concluídas, e ressaltou a importância do encontro. “Já visitamos as quatro cidades confirmadas da Copa das Confederações (Rio, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza) e também dois locais não confirmados, que são Salvador e Recife. É uma visita de trabalho na qual técnicos da Fifa interagem com membros do COL e das sedes. Essas pessoas precisam planejar as operações. Temos representantes de tecnologia da informação, televisões, protocolos, hospitalidade, mídia. Precisamos planejar as operações para trabalho nos 12 estádios”, disse o diretor da entidade máxima do futebol mundial.

Segundo ele, o encontro tem objetivos meramente técnicos e não visa a avaliar o andamento das obras nos estádios. “Não é uma reunião de vistoria e temos outra equipe que faz isso e produz relatórios”, afirmou. Nos próximos cinco dias, as mesmas comitivas do COL e da Fifa passam por Porto Alegre (quarta), Curitiba (quinta), Cuiabá (sexta) Manaus (sábado) e Natal (segunda). “São reuniões similares como essa. Nos encontramos com representantes da cidade e do estado para ter informações como sobre o transporte, como o público chegará ao estádio. Uma coisa é receber jogos do Campeonato Brasileiro, um jogo de Copa é diferente. São 3 mil jornalistas, por exemplo. Não é normal”, disse Fulvio.

Diretor executivo de operações e competições do COL, Ricardo Trade lembrou que a reunião abrange inclusive questões no entorno em Itaquera. “Há estruturas temporárias que fazem a Copa acontecer. Na planta é bacana de trabalhar, mas é sempre melhor ir ao local”, analisou.

Fonte: Jornal do Brasil





Deixe seu comentário