Evento do Sebrae-SP em Itaquera dá dicas para uso consciente do crédito bancário

O movimento de redução nas taxas de juros, tanto nos empréstimos para pessoas jurídicas como para pessoas físicas, deve ajudar a aquecer os negócios e a economia, mas exige cautela por parte das MPEs. Para mostrar quais as linhas de crédito mais adequadas às empresas, as dificuldades e os cuidados na tomada de financiamento e no gerenciamento do caixa, o Sebrae-SP em Itaquera realiza, no dia 23, o encontro “Uso Consciente do Crédito”.

A gerente regional do Sebrae-SP, Maria Alice Alves Moreira, explica que participarão do evento representantes de instituições financeiras, levando informações sobre as principais opções de crédito oferecidas às MPEs. Um consultor do Sebrae-SP especializado em finanças mostrará os prós e contras da tomada de crédito e o planejamento necessário antes de se contratar operações de investimento fixo ou capital de giro.

“Acreditamos que é fundamental trazer informações e orientação aos empresários, para que saibam como aproveitar as oportunidades, mas correndo riscos calculados. Temos uma sondagem de opinião, realizada pelo Sebrae-SP em 2009, mostrando que, ainda que as condições para a tomada de crédito sejam facilitadas e as taxas mais baixas, 53% dos empreendedores paulistas não fariam financiamentos bancários”, diz a gerente.

Dificuldades





A mesma sondagem mostra que a burocracia é apontada como dificultador de financiamentos por 23% dos empreendedores consultados e quase a metade deles (43%) ainda considera os juros muito elevados.

De acordo com o levantamento do Sebrae-SP, 68% dos empresários à frente de micro e pequenos negócios obtêm crédito diretamente com seus fornecedores. Por outro lado, operações com o cartão de crédito e cheque especial – algumas das opções mais caras de financiamento – são mecanismos usados por 51% das empresas.

“Muitos empreendedores, diante da falta de informação, da burocracia e das exigências de garantias nos financiamentos à Pessoa Jurídica acabam recorrendo a empréstimos de acesso mais fácil, porém muito mais caros. Utilizar esse tipo de crédito, misturar as finanças pessoais com as da empresa e não planejar a tomada de recursos financeiros são erros comuns, que podem prejudicar ou até levar ao fechamento de uma empresa”, alerta o consultor do Sebrae-SP, Jean Miranda.

O evento será realizado no escritório do Sebrae-SP em Itaquera, na rua Victório Santim, 57. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas. Para participar basta ligar para 0800 570 0800 ou (11) 2074- 6601.

Serviço:

Palestra Uso Consciente do Crédito

Data: 23/05/2012
Horário: das 9 horas às 11h30
Local: Escritório Regional do Sebrae-SP – Rua Victório Santim, 57 – Itaquera





Deixe seu comentário