Famílias podem ser despejadas de Itaquera

As 230 famílias que ocupam desde 2001 o bairro batizado de Vila da Glória, em Itaquera, Zona Leste de SP, aguardam decisão judicial que vai definir uma data para a reintegração de posse do terreno. Antes da ocupação, o local era usado pela extinta empresa Mundo Novo Materiais para Construção Ltda. Com a morte dos proprietários, os herdeiros pediram a reintegração de posse da área na Justiça e ganharam.

Uma das moradoras que integram o movimento de mobilização contra a reintegração de posse  é a costureira Ediana Morais Vieira, de 34 anos. Ela lamentou a situação das famílias. “Mesmo com a decisão já  decretada, nós não vamos desistir. Vamos recorrer e buscar alternativas para ficarmos. Estamos dispostos a acordos, só não queremos deixar as nossas casas”, disse ela.

A dona de casa Ivanilda Ferreira Silva de Oliveira, de 59 anos, que mora na vila há dez anos, teme que o dia da reintegração de posse chegue. “Qualquer carro diferente eu já fico com receio. Nunca se sabe”, desabafou.

A rua principal da Vila da Glória é a Sho Yoshioka. Lá, além de mercearias e mercadinhos, há também o espaço da associação dos moradores, usado como igreja aos finais de semana para a realização da missa. Religiosa, a aposentada Luzia Mendes de Souza, de 70 anos, se agarra à santa e espera que a ameaça dedespejo acabe logo. “Espero que consigam resolver o nosso problema”, disse.





Laurice Kanaan, uma das advogadas que defendem os moradores da Vila da Glória, informou que foi pedida a suspensão da reintegração. “Chegamos na fase de execução da posse e expedição do mandado. Paralelamente, estamos buscando meios com o poder público, mas ainda não há resposta. É uma situação triste, mas não temos nenhuma notícia que os tranquilizem”, explicou.

Entramos em contato com a Melo Almada Advogados Associados, que defende os proprietários da área, mas não obteve retorno.

Universidade federal será instalada ao lado da Vila da Glória
De acordo com Antonio Sergio Moreira Lima,  líder comunitário do Jardim Helian, bairro vizinho à Vila da Glória, a região passou a ser conhecida por estar próxima à antiga metalúrgica Gazarra, lugar onde será instalado o campus da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

230
famílias vivem na Vila da Glória, em Itaquera

Moradores discutem alternativas contra a ação de reintegração
Para evitar a reintegração, advogados e moradores tentam sensibilizar a Justiça com dados sobre a situação das famílias, citando principalmente as crianças que vivem no local. A proposta é conseguir alternativas de moradia para as famílias.

Fonte: Rede Bom Dia





Deixe seu comentário