Itaquera: Jardim Pantanal volta a alagar após construção de dique

Um bairro na região do Jardim Pantanal,no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo, voltou a alagar na madrugada desta terça-feira (11). Os alagamentos foram relatados por moradores e comerciantes. Eles registraram as inundações em fotos.

A Secretaria de Coordenação das Subprefeituras informou que a região alagada é o bairro Vila Itaim, vizinho ao Jardim Pantanal. Já os moradores dizem que a região, que também foi inundada no ano passado, faz parte do Jardim Pantanal. Esse bairro ganhou notoriedade em janeiro de 2010 por ter ficado alagado por mais de um mês.

A área integra o distrito de Jardim Helena, do qual o Jardim Pantanal também faz parte. O bairro, que fica no mesmo nível do rio Tietê, também se localiza na subprefeitura de São Miguel Paulista. Por volta das 19h, a assessoria de imprensa da pasta confirmou que a área ainda estava inundada. O problema foi provocado pelo transbordamento do Tietê, segundo a prefeitura.

Em meados do ano passado, a prefeitura começou uma série de obras na região para conter os efeitos dos temporais, entre elas, um dique no rio Tietê (na região do Jardim Romano, vizinho ao Pantanal) e um piscinão. Nesta terça, até por volta das 19h30, a prefeitura não havia informado se esse dique tem capacidade de drenar o novo alagamento. Também não havia informações sobre o que seria feito para drenar essas águas.





As chuvas que atingiram o Estado a partir da segunda-feira (10) deixaram ao menos 12 mortos e 125 pontos de alagamento na capital paulista. A situação fez com que o governo anunciasse obras emergenciais nos rios Pinheiros e Tietê.

Em dezembro passado, a prefeitura chegou a dizer que o sistema antienchente estava pronto. A reportagem do R7 esteve na região nesse mesmo mês e viu que as máquinas ainda trabalhavam em obras.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), questionou nesta terça-feira, durante reunião com secretários, presidentes de autarquias e prefeitos, como estava o Jardim Romano (região que faz parte do Jardim Pantanal). Como resposta, recebeu frases como “está sequinho” e “[o dique] funcionou 100%”.

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), foi um dos que reforçou que as obras no Pantanal estavam evitando alagamentos na região. Kassab chegou a dizer que a imprensa aprovou as obras e “tem dado bom destaque”.

Logo depois, Kassab e Alckmin estiveram em entrevista coletiva, onde o Jardim Pantanal foi citado como exemplo da boa parceria entre o governo do Estado e a prefeitura.

Fonte: R7





Deixe seu comentário