Itaquera, o bairro que vai receber o estádio que abrirá a Copa do Mundo

Itaquerão ou Fielzão. Não há certeza sobre o nome do futuro estádio do Corinthians escolhido por um comitê para sediar o primeiro jogo da Copa de 2014. Mas sobre um fato não resta dúvida: Itaquera é portal e sinônimo de zona leste. Com população de 528 mil habitantes, formada por classes C e D, Itaquera não tem vergonha de ser chamada de periferia.

Pode ser resumida pelas imagens da massa trabalhadora que embarca no terminal de ônibus/metrô, pelo samba da Leandro de Itaquera, pelos rachões nos campos de várzea, pelas chácaras no cenário urbano, e, claro, pelo centro de treinamento de um dos times mais populares do mundo, assim como seu camisa 9: Ronaldo.

Agora está na mira do mercado imobiliário e de projetos públicos. Prefeitura, Estado e governo federal planejam investimentos em infraestrutura. A sãopaulo apurou que a Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação) prevê ali um conjunto com 2.178 apartamentos. Incorporadoras lançam imóveis –só a Tenda está levantando dez torres.





Tudo é gigante em Itaquera. Não há na América Latina um shopping maior que o Aricanduva, com suas mais de 500 lojas, nem um McDonald’s que receba mais clientes que o do shopping Metrô Itaquera. Lá também está o maior Sesc do Estado, que recebe 15 mil visitantes por dia.

A distância do centro (viagens de até uma hora, no trânsito engarrafado ou no metrô lotado), áreas de alagamento e bolsões de pobreza colocam o bairro na condição de carente. “Há um preconceito com a região por conta do passado. Mas temos estrutura para receber o estádio. E o metrô está aqui desde 1988”, diz o subprefeito Roberto Tamura.

Para João Crestana, do Secovi (sindicato da habitação), Itaquera vai crescer. “O bairro tem ruas largas e bom comércio. Pode melhorar. Mas falta trabalho. No centro, há 40 empregos por habitante. Em Itaquera, há 20 habitantes por emprego”, diz.

Itaquera parece ser mesmo a bola da vez para receber a abertura da Copa do Mundo do Brasil em 2014.

Fonte: Folha





Deixe seu comentário