Mais de 150 pessoas participam da campanha de aconselhamento e testagem para o HIV no Poupatempo de Itaquera

Quem foi ao Poupatempo de Itaquera, na zona Leste de São Paulo, nesta quinta-feira, 1º de dezembro (Dia Mundial de Luta contra Aids), teve a oportunidade de fazer o teste de HIV e receber orientação sobre às DST/aids. Pela segunda vez, técnicos e agentes de prevenção das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde estiveram neste serviço público do Estado de São Paulo, onde são realizadas as emissões de RG, de Atestado de Antecedente Criminais, de Carteira de Trabalho e CNH, entre outros.

Segundo a técnica do Programa Municipal de DST/Aids de São Paulo Elza Ferreira, a ação envolve muitas pessoas que passam pela região e que dificilmente iriam a um posto de saúde fazer o teste de HIV. “Quem faz o exame gasta menos de 30 minutos entre a coleta e o resultado”, comentou. “Para quem não tem coragem de fazer o exame nos postos de saúde esta é a oportunidade”, completou.

Até às 15h30 mais de 150 pessoa já tinham feito o exame. O nutricionista Breno Santos, de 28 anos, é uma delas. Ele mora próximo ao metrô Itaquera e foi até o local só para participar da campanha Fique Sabendo. “Em 2009, fiz o teste de HIV aqui mesmo no Poupatempo, gostei muito da abordagem e decidi voltar neste ano para fazer um novo exame”, declarou.

Breno namora e disse que usa preservativos em todas as relações sexuais. “Sempre vou ao posto de saúde buscar a camisinha gratuitamente”.





Já o estudante Felipe Ferreira, de 18 anos, morador de Itaquaquecetuba, foi ao local apenas para tirar a segunda via do RG, mas ao ser abordado por um agente de prevenção, descobriu que poderia participar da ação. “Não uso camisinha, por isso tomei coragem de fazer o teste e não vejo a hora de saber o resultado”, comentou.

Após ser orientado sobre as consequências do sexo desprotegido, o jovem garantiu que vai começar a usar o preservativo. “Sexo com camisinha é a mesma coisa que chupar bala com papel, mas se for para garantir minha saúde, vou aderir”, afirmou.

A jovem M.M. (nome fictício) trabalha no Poupatempo e reservou o tempo do seu almoço para saber seu diagnóstico para o vírus da aids. “Sempre tive curiosidade para saber como é feito este exame. Não faço sexo desprotegido, mas é sempre bom ter certeza que nossa saúde vai bem”, declarou.

O taxista Eduardo Manuel, de 38 anos, também fez o teste. “Passei pelo Poupatempo para resolver alguns problemas, mas quando vi que poderia fazer o exame de HIV, não pensei duas vezes, nunca tenho tempo de ir ao posto de saúde”, finalizou.

A ação aconteceu na Praça Laranja do Poupatempo e contou com mais de 30 agentes de saúde. Foram distribuídos cerca de 40 mil preservativos no local das 10h às 16h.

Quem recebeu o diagnóstico positivo para o vírus foi encaminhado para os Serviços Especializados em DST/Aids na Zona Leste.

Fonte: Jornal do Brasil





Deixe seu comentário