Maracanã e Itaquera: final e abertura ‎

A terceira parte do especial “Brasil, o país da Copa” foi exibido nesta quinta-feira no Jogo Aberto. A reportagem mostrou como estão as obras do estádio do Corinthians no bairro de Itaquera em SP, e do Maracanã no Rio de Janeiro, palcos prováveis, respectivamente, da abertura e do encerramento do Mundial de 2014.

O Maraca está com as obras adiantadas e com previsão para término em dezembro de 2012. As gerais foram demolidas, o gramado rebaixado e as arquibancadas estão sendo alteradas para ficarem em um nível só. No fim das contas, o estádio será reduzido para 76 mil lugares, todos cobertos.

O único imprevisto até aqui está na cobertura do estádio. Inicialmente, a marquise seria mantida. Mas Ícaro Moreno, presidente da EMOP (Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro), alertou que havia a chance de o teto desmoronar e por isso optou pela total reforma. A mudança aumentou os custos em 28%, de R$ 705 milhões para R$ 931 milhões.

O Ministério Público não gostou da decisão e ameaça parar as obras, pois considera a marquise como patrimônio histórico. A liminar será julgada na sexta-feira.





Itaquerão

A cidade de São Paulo deve receber a abertura do Mundial – o anúncio oficial acontecerá em outubro. Se isso acontecer, o palco do primeiro jogo será o estádio do Corinthians, em Itaquera.

As obras já começaram e tem previsão para terminar em dezembro de 2013. A expectativa é que custe R$ 820 milhões e tenha capacidade provisória para 65 mil. Duas arquibancadas móveis serão construídas atrás dos gols. Depois da Copa, o estádio será reduzido para 48 mil lugares.

A etapa de terraplanagem foi concluída. Agora, os trabalhadores estão fixando as estacas para erguer o estádio e também estão retirando dos dutos da Petrobras.

A próxima fase terá ajuda da Fiel. O marketing do Corinthians criou uma campanha para o torcedor ajudar na construção do estádio.

“Quando terminar a parte de estacas e começar a subir, começará a ter tarefas mais simples. O torcedor poderá se inscrever, receberá bota, avental e capacete e trabalhar no estádio em tarefas leves”, informou o diretor de marketing do clube, Luis Paulo Rosenberg.

Fonte: Portal BandNews





Deixe seu comentário