Paulistanos querem estádio em Itaquera, mas sem dinheiro público ‎

Mais de 60% dos paulistanos são a favor da construção do estádio do Corinthians, no bairro de Itaquera, zona leste da capital paulista. Mesmo com a maioria favorável à construção, 67% são contra a utilização de dinheiro da prefeitura, 65% contra o emprego de recursos do governo estadual e 62% declararam ser contra a utilização de dinheiro do governo federal.

Os dados da pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (19), revelam que apenas 28% dos paulistanos são contra a construção do estádio, enquanto 11% não souberam responder.

Dos moradores da região na qual o estádio será construído, a Zona Leste, 66% aprovam a construção do novo estádio. Entre os corintianos, 83% manifestaram apoio ao estádio na zona leste, ante 49% dos palmeirenses, 46% dos são-paulinos e 38% dos que declaram não torcer para nenhum time.

Recursos financeiros
Entre os torcedores de alguns times paulistas, são-paulinos e palmeirenses são majoritariamente contrários à utilização de recursos municipais, estaduais e federais. São contra a utilização de recursos federais 73% dos torcedores do São Paulo e 69% dos que torcem para o Palmeiras.

Já entre os corintianos, a maioria concorda com a utilização desses recursos. Dos recursos municipais, 53% dos torcedores corintianos são a favor, enquanto 47% são contrários. Na utilização de recursos estaduais ou federais, 55% dos corintianos são a favor e 45% contra.





Por faixa etária, 74% daqueles com idade entre 25 e 34 anos, 70% dos que têm de 45 a 59 anos e 75% dos que têm mais de 60 anos são contra a utilização desses recursos. Embora em menor representatividade, 60% dos jovens com idade entre 16 e 24 anos e 61% dos que possuem de 35 a 44 anos também são contrários a utilização dos recursos municipais, estaduais e federais.

Benefícios e prejuízos
Os moradores de São Paulo estão confiantes quanto à construção do estádio, sendo que 53% dos entrevistados acreditam que o estádio trará mais benefícios do que prejuízos para a cidade, enquanto 47% dizem acreditar que a construção será mais prejudicial que benéfica.

Em relação à Zona Leste, 66% dos habitantes da capital acreditam que a obra será mais benéfica que prejudicial para a região, enquanto 67% creem que a construção trará benefícios ao bairro de Itaquera.

Copa do Mundo
Para 60% dos paulistanos, a cidade de São Paulo ser a sede da partida de abertura da Copa do Mundo é um fator considerado nada importante, enquanto 23% dos entrevistados acham pouco importante e 17% consideram muito importante.

Dos torcedores corintianos, o índice do que consideram nada importante receber a partida inicial da Copa fica acima da média: 70%.

Pesquisa
Para o levantamento, foram entrevistadas 624 paulistanos, sendo 34% da região Sul, 33% da Leste, 20% da Norte e 13% das zonas Oeste/Centro. Do total, 53% eram mulheres e 47%, homens.

Entre os entrevistados, 33% eram torcedores corintianos, 22% são-paulinos, 16% palmeirenses, 7% santistas e 15% afirmaram não torcer por nenhum time.

Dos entrevistados, 91% sabiam da construção e se consideravam bem informados sobre o assunto.

Fonte: Portal LE





Deixe seu comentário