População de Itaquera ganha novo ECOPONTO

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Serviços (SES), está aumentando a oferta de áreas para deposição regular dos resíduos da construção e demolição de pequenos geradores, além de facilitar e incentivar a reciclagem do lixo.

A Subprefeitura Itaquera, seguindo esta diretriz, inaugura em breve mais uma Estação de Entrega Voluntária de Inservíveis (Ecoponto), que passará a funcionar na avenida Osvaldo Valle Cordeiro, na Cidade Líder. Atualmente a Subprefeitura Itaquera conta com uma unidade em funcionamento na rua Manuel Alves da Rocha, 584, no Parque Guarani. As duas estações junt a s, vão atender os serviços encaminhados pelos quatro distritos de sua jurisdição: Cidade Líder, Itaquera, Parque do Carmo e José Bonifácio.

A novo Ecoponto receberá gratuitamente grandes objetos, como: móveis velhos, madeira, galhos de árvores e resíduos recicláveis. Em geral, estes mat e riais acabam ilegalmente dentro de córregos e em vias e praças, gerando sérios problemas ambientais à população devido a perda de espaços de lazer e recreação.





O limite diário de recolhimento em cada Ecoponto é de um metro cúbico por pessoa, ou seja, o equivalente a uma caixa d’água de mil litros ou a 25% de uma caçamba. Neles, há caçambas distintas para cada tipo de resíduo. Todos as unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.

Criado no Japão, os Ecopontos são, sem dúvida, uma solução viável para a melhoraria do meio ambiente. A única restrição é para lixo orgânico, hospitalar, industrial, cargas com excessos de gesso, espelhos, lâmpadas, pilhas, baterias e telhas de amianto. Em São Paulo, existem 67 Ecopontos. Destes, 27 estão localizados na Zona Leste.

Sustentabilidade

Termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário