Prefeitura entrega creche construída em Itaquera em parceria com o Estado

O prefeito de São Paulo e o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, entregaram oficialmente na manhã desta quarta-feira (05) o Centro de Educação Infantil (CEI) Conjunto Habitacional Itaquera IV, no bairro de Itaquera, Zona Leste de SP. A unidade atende atualmente 135 crianças, mas tem capacidade para receber 183 alunos de zero a três anos e 11 meses. Com investimentos de R$ 5 milhões, o novo CEI foi construído por meio do Programa Creche-Escola, iniciativa que prevê o uso de recursos do Estado para a construção de creches nos municípios, que em contrapartida, cedem o terreno. Até o momento, o Governo de São Paulo já destinou R$ 82 milhões para a construção de 42 unidades de Educação Infantil na capital.

Durante a entrega da unidade, o prefeito afirmou que ampliar a oferta de vagas na Educação Infantil é uma das prioridades do seu governo. “Nosso trabalho é incansável. Hoje atendemos 210 mil crianças dentro dos Centros de Educação Infantil da Prefeitura, sejam eles conveniados ou diretos. E a nossa meta, até o final da gestão, é oferecer ainda mais vagas para as crianças do município”, destacou.

Já o governador Geraldo Alckmin ressaltou que o objetivo não é apenas ajudar o município a criar vagas, mas também a oferecer qualidade no ensino. “Essa creche, assim como as outras que estão sendo inauguradas, oferece excelente estrutura na parte física, equipamentos modernos, além de profissionais altamente capacitados”, complementou.





Localizado na Rua Amor de Índio, s/nº, o CEI conta com nove salas de aula, berçário, refeitório, além de áreas de lazer e total acessibilidade, com banheiros adaptados, rampas de acesso e elevador. A unidade oferece cinco refeições diárias às crianças e funciona dez horas por dia, das 7h ás 17horas.

Atualmente, mais de 50% das crianças em idade de creche são atendidas na cidade. Este percentual ultrapassa a média prevista pelo governo federal para o ano de 2020, de acordo com o Plano Nacional de Educação, que é de atendimento pelos municípios de 50% da população em idade de creche. Segundo o secretário municipal de Educação, a capital paulista é a primeira a alcançar essa meta.

“São Paulo é a cidade que mais ampliou o número de matrículas em creche no Brasil. Alcançamos a meta nacional com oito anos de antecedência e nós vamos continuar avançando. Mas não se faria isso sem o esforço dos nossos profissionais da educação”, disse Alexandre Schneider. “Essa será uma marca em nossa cidade”, ressaltou.

Ampliação das vagas

Em 2004, a Rede Municipal de Ensino contava com cerca de 60 mil crianças de zero a três anos matriculadas em suas creches. Em dezembro de 2010, esse número já havia subido para 130 mil, portanto, mais que o dobro. Com a reorganização da Educação Infantil, em 2011, a faixa etária atendida em creche passou de zero a três anos para quatro anos incompletos. Hoje são 210 mil crianças matriculadas. Essa ampliação foi possível graças à construção de novas unidades e à assinatura de novos convênios.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário