Subprefeitura Itaquera limpa 1,5 mil bocas de lobo todo mês

A Subprefeitura Itaquera mantém diariamente nas ruas, equipes de manutenção e execução de serviços de zeladoria nos distritos de Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio e Parque do Carmo. Trata-se de um verdadeiro exército de trabalhadores cuidando de nossas praças e aéreas verdes, ruas, avenidas, túnel e viadutos, além de rios e córregos. Uma dessas ações de zeladoria é a limpeza de bueiros e bocas de lobo, que são feitas por duas equipes, uma responsável pela limpeza manual e a outra pela limpeza mecanizada.

A Supervisão de Limpeza Pública da Subprefeitura realiza a limpeza de mais de 1500 bocas de lobo por mês, sendo cerca de 1200 limpas manualmente e outras 300 com a ajuda de equipamentos. A prefeitura recolhe diariamente 55 toneladas de lixo das bocas de lobo de toda a cidade, na região de Itaquera esse número passa de uma tonelada diária.





Recolher toda essa sujeira custa aos cofres municipais cerca de R$ 60 milhões mensais, contando a despesa com varrição e as ações de limpeza cotidiana de bueiros. As bocas de lobo são dispositivos que promovem a drenagem e a eliminação das águas de uma via. Papéis, embalagens e lixo jogados nas ruas podem entupir a boca de lobo e aumentar os efeitos da enxurrada durante as chuvas.

Além da limpeza das bocas de lobo da rua, o trabalho também se estende aos poços de visitação e aos ramais que fazem parte do sistema hidráulico da via, para que em dias de chuvas as águas sejam rapidamente escoadas e eliminadas, impedindo assim a formação de enxurradas que podem vir a inundar casas ou dificultar a livre circulação de pedestres e veículos.

O Subprefeito de Itaquera destaca que a subprefeitura tem combatido a sujeira na região com os serviços de zeladoria, “as operações de varrição, coleta de entulho, limpeza de bocas de lobo e córregos, cata-bagulho, capinação e corte do mato, fazem parte do dia-a-dia de nossas equipes, além da fiscalização do descarte ilegal de entulho e da propaganda irregular”, afirmou.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário