Passageiros do Metrô não conseguem carregar Bilhete Único na Estação Corinthians – Itaquera

O usuário do transporte público de São Paulo encontra máquinas com problemas na hora de recarregar o Bilhete Único nas estações do Metrô da cidade de São Paulo. O G1 percorreu cinco estações do Metrô na semana passada e constatou que usuários tinham de mudar de máquina ou pegar filas nos guichês em razão de alguns equipamentos não fazerem a leitura do bilhete, rejeitarem notas, não completarem transações ou estarem desligadas.

Os problemas foram detectados nove meses após o Metrô trocar a empresa que realizava o serviço, a Planetek, que era alvo de reclamações. Quatro novas companhias passaram a administrar o serviço. O G1 constatou problemas no serviço prestado por duas delas. Consultadas pela reportagem, elas negam problemas crônicos, mas admitem a possibilidade de falhas pontuais que não comprometem o serviço.

O Metrô afirma que o novo contrato prevê o uso do 3G e telefonia fixa para minimizar os problemas, mas que a dupla tecnologia só foi instalada em 95% da rede e a Estação Consolação é uma das prejudicadas.

Desde que iniciaram o serviço, as quatro empresas aumentaram o número de máquinas disponíveis nas estações do Metrô de 26 para cerca 200. Elas fazem 150 mil atendimentos por dia, incluindo guichês e máquinas de autoatendimento.

Os problemas, no entanto, ainda não acabaram. A principal falha encontrada pela reportagem foi na Estação Consolação, da Linha 2-Verde do Metrô. As únicas duas máquinas de recarga, fornecidas pela empresa Serviços Digitais, não respondiam às tentativas dos usuários de verificar o saldo e recarregar. Uma mantinha na tela de forma constante a informação “aguarde”, e a outra o saldo de um usuário anterior.





Na manhã desta terça-feira (27), o sistema estava fora do ar na Estação Vila Mariana, do Metrô, na Zona Sul de SP, o que provocou irritação nos passageiros que precisavam do serviço. Muitos são obrigados a procurar uma outra estação para fazer a recarga ou comprar um bilhete avulso, que não dá desconto no momento de fazer integração. Aqueles que utilizam o serviço no começo da manhã também encontram alguns estabelecimentos comerciais credenciados fechados.

O Metrô infromou ainda ter instaurado processos administrativos visando penalizar a empresa com multa de R$ 100 mil para cada um dos dez contratos firmados com a companhia por má prestação de serviço de recarga do Bilhete Único. Procurada pelo G1, a empresa não retornou até as 13h.

Para evitar transtornos na hora do embarque, o passageiro deve procurar bancas de jornal, supermercados e lotéricas credenciados pela SPTrans para fazer a recarga do cartão. Também é possível fazer a recarga via internet, pelo site da SPTrans.

Veja as estações do Metrô onde o passageiro não consegue fazer a recarga do Bilhete Único: Estação Ana Rosa, Estação Vila Mariana, Estação Santa Cruz, Estação Praça da Árvore, Estação Saúde, Estação São Judas, Estação Tucuruvi, Estação Parada Inglesa, Estação Jardim São Paulo, Estação Santana, Estação Armênia, Estação Corinthians-Itaquera, Estação Arthur Alvim, Estação Guilhermina Esperança, Estação Vila Matilde, Estação Penha e Estação Patriarca.

Fonte: G1





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