Prédios abandonados preocupam moradores de Itaquera

Dois prédios abandonados há mais de 25 anos pela Prefeitura de São Paulo estão incomodando moradores e vizinhos de um conjunto habitacional em Itaquera, na Zona Leste de São Paulo.

“De repente você está passando, você pode ser sequestrado, assaltado e pode ser estuprada. O perigo aqui está assim”, diz a dona de casa Edna Souza.

O Conjunto Habitacional Padre Manoel da Nóbrega tem 209 prédios prontos, onde moram milhares de famílias. Só dois prédios ainda não foram terminados. Os moradores do bairro dizem que a Prefeitura parou as obras porque descobriu que, exatamente embaixo deles, passa uma tubulação da Petrobras.

“Será que eles não fazem um levantamento antes para saber se tem uma tubulação da Petrobras? Algo perigoso, inflamável, é um risco”, reclama o professor Reginaldo Mariano de Paula.

Os dois prédios fantasmas provocam medo nos moradores. “Aqui moram malandros, bandidos. Mora todo tipo de gente que você pensar. Na verdade, eles usam como esconderijos”, completa o professor.





A gerente de patrimônio da Cohab, Ana Margareth Jerlic, explica que a obra do prédio foi cedida a uma entidade. “Ele tem alguns problemas estruturais de obra, mas logo depois que a gente percebeu que não ia dar continuidade à reforma, ele foi cedido para uma entidade que ficou responsável para conservar o imóvel, fazer um uso correto dele. Isso não aconteceu. A gente teve que adotar algumas medidas judiciais para poder reintegrar o imóvel, o que demorou um certo tempo.”

Os dutos da Petrobras não têm nada a ver com a paralisação das obras, segundo a Cohab. A gerente diz que o órgão já está providenciando a abertura de processo licitatório para fazer a demolição. “Quando o terreno estiver livre, a gente vai analisar qual é a melhor utilização dele, até com as necessidades da população local”. Ana Margareth garante que os problemas estarão resolvidos até junho de 2013.

Fonte: G1





Deixe seu comentário